Porque lamento não muda realidades tristes, AÇÃO sim!

Ação Socioambiental Mutirão de Limpeza da Praia de Guarajuba

No domingo, 13 de Novembro de 2016, aconteceu o Primeiro Mutirão de Limpeza da Praia de Guarajuba, uma vontade surgida de um grupo de pessoas que prefere a ação ao lamento acomodado. Com menos adesão do que poderia haver, em um domingo de feriado onde os condomínios estavam lotados, foram recolhidos 86 kilos de lixo 💪, objetos dos mais diversos, que nos levam a um entristecimento pelo comportamento de nossa espécie e maior convicção de que há muito o que ser feito para sensibilizar e despertar a consciência nos humanos de que, ou ele acorda para a necessidade urgente de desenvolver uma relação respeitosa, harmoniosa e pacífica com a natureza e todos os seres que a compõem, ou logo será privado de belezas como a de Guarajuba e viverá a escassez dos recursos que hoje depreda e desperdiça. Gratidão a todos os participantes, ao grupo de Capoeira da Barra que deixou o evento mais bonito com sua apresentação, aos apoiadores e ao Condomínio Paraíso, financiador dos insumos necessários para o mutirão e que, gentilmente, nos cedeu uma equipe de apoio, muito simpática e prestativa, que nos ajudou durante todo o percurso e ainda arrumou lindamente uma mesa de frutas na chegada. Ficamos felizes quando pessoas e empresários compreendem como é louvável destinar recursos, tempo e energia para realizar esforços de melhora. Que tenha sido a primeira de muitas ações realizadas por essa galera que está a fim de fazer a diferença e ter um existência significativa, e que desperte em você a vontade de também fazer a diferença em seu entorno. 🐙🐚🐠🐟 #EmUniãoMudamosOMundoParaMelhor👊

REMADA PROTESTO PELA REVITALIZAÇÃO DO RIO SAPATO 

Aconteceu nesse domingo, 11/12/2016 a REMADA PROTESTO PELA REVITALIZAÇÃO DO RIO SAPATO, Lauro de Freitas, Bahia. Imagens registradas em fotos, onde o odor pútrido não aparece, nos fazem ver a beleza desperdiçada em não se tornar esse longo, calmo e convidativo rio em uma fonte de águas limpas e em condições plenas de utilização para banhistas e remadores*. A falta de visão dos gestores gera prejuízos para a natureza e também para os cofres do município e empresariado local, que poderia ter no Rio Sapato mais um apelo turístico para se somar as paradisíacas praias que possui. 

Saindo do Centro Pan-americano de Judô e encerrando nas proximidades do Villas Tenis Clube, no trajeto, além da enorme quantidade de lixo, foram detectados diversos pontos de esgoto clandestino despejados no rio e identificado um canal de esgoto oficializado pela prefeitura na gestão passada que, sem tratamento, contamina as águas. As obras de canalização do esgoto da Lagoa da Base se constituirá numa fonte extra e bastante volumosa de poluição para se somar ao dano atual do rio,  já se encontra adiantada e não é possível saber  o local onde se pretende construir a estação de tratamento, exigida para esse tipo de obra. Mais uma vez reforçamos que entendemos a importância para a comunidade de que a atitude seja tomada, lutamos pelo saneamento e regularização em todos os bairros, assim como punições para quem prejudica o rio, sem exceções, apenas há esse destaque, pois essa é uma obra em andamento e com grande impacto ambiental, que precisa ser barrada até que os encaminhamentos corretos sejam tomados. Pensamos e lutamos por todos os munícipes, independente de localidade, que no longo prazo, pagarão pela solução atropelada e irresponsável que estão dando ao assunto. Será um desastre que não causará  apenas a morte do rio Sapato , mas também o fim das praias, fonte de lazer e renda de milhares de pessoas.

Agradecemos a todos os presentes por doarem sua manhã de domingo para dar força e visibilidade ao ato e em especial à aqueles que, pela vontade de gritar ao mundo o absurdo que está ocorrendo, meteram a prancha na água e enfrentaram uma remada árdua, fétida, entre lixos, esgotos e a tristeza profunda, que os amantes da natureza sentem quando presenciam os horrores de que o ser humano, essa espécie dotada de racionalidade, é capaz pela ganância desenfreada. Agradecemos pelos brinquedos doados, que farão crianças sorrirem; aos profissionais liberais e a todas as empresas e associações apoiadoras que tornaram nosso evento possível, a citar, APS, ASPI, ABLM, REMCA, AMOVA, ONE LOVE FOR KIDS, GLOBAL GARBAGE, EVOLUA , MARTA SORENSEN FOTOGRAFIA, UNICLUBES, NORTSERV e M&A. Agradecimento especial à CHILLI BEANS por patrocinar as camisetas e dar identidade ao evento.

Esse foi o primeiro manifesto, e não nos bastaremos nele. Toda a aproximação é bem vinda; nesse coletivo não há lideres, há a ação de anônimos, que só saem na foto porque há uma necessidade de marcar o acontecimento, mas que não buscam flashes e nem créditos. Estaremos agindo onde se fizer necessário; incomodando o errado, buscando mudanças de realidades tristes; sempre de forma ordenada, discordando de vandalismos, extremismos e hostilidade gratuita. Somos ativistas; apartidários e pacifistas. Em tempo, se não deu para você comparecer, porque as ondas estavam bombando e a praia linda, teria valido o esforço; é justamente para que possamos continuar usufruindo desse paraíso no futuro, que você precisa realizar um esforço mínimo na atualidade. Reflita, se você tem se empenhado o suficiente para mudar as coisas que lhe incomodam. É sempre tempo, esperamos você no próximo.  

#LutoPeloSapato #ColetivoDoBem #AindaÉPossívelRecuperarORio #ParaísoDesperdiçado

*De propósito não falamos rio em condições para pescadores, pois buscamos recuperar o rio para atingir uma convivência harmoniosa com a natureza e essa relação engloba o respeito à vida dos animais. Já não ignoramos mais o fato de que os animais são seres sencientes e que há opções perfeitamente capazes de satisfazer o paladar e nutrir os humanos, sem que para isso tenhamos que fazer sofrer ou tirar a vida desses seres, que como nós, merecem viver com dignidade. Ao brigar por um mundo melhor, pesquise o impacto ambiental gerado pela exploração de vidas animais para consumo humano e você perceberá que a maior contribuição que pode dar, imediatamente, ao planeta é tirar os animais de seu prato e de seus itens de vestuário e decoração. E se viver de forma compassiva e refletida sobre os impactos de seus atos de consumo lhe agradar estenda também para suas opções de entretenimento. 

A idéia de pessoas reunidas buscando aprimorar conhecimentos diversos; como descobrir em que podem ser úteis para a melhora do mundo e do seu próximo entendendo  que o próximo independe de cor opção sexual, religião ou espécie. Pode envolver também aprendizado em forma de oficinas, filmes seguidos de discussão, grupos de leitura, palestras sobre temas relevantes amplos e diversos. 

Essa é a proposta da série Inputs Positivos, que pretendemos trazer sempre que possível para vocês. Entradas de dados em nosso cérebro que valem super a pena ao despertar desacomodação, revisão de conceitos e consequente evolução. E de melhor, pode vir acompanhado de um lanche gostoso, bom bate papo e horas agradáveis de diversão compassiva. 

Neste primeiro evento tivemos uma exibição de curtas metragens sobre o veganismo ao ar livre e sequente roda de discussão. Muito bom aprender e ajudar a esclarecer dúvidas de quem se interessa fazer essa importante transição.

 

Educador humanitário Francisco embasou a necessidade urgente de os ambientes educacionais considerarem essencial formar a compaixão. Isso já existe no mundo e é o que esperamos aconteça em todos os pa´íses. 

 

Um artigo sobre o assunto: http://razoesparaacreditar.com/animais/materia-criancas-compaixao-animais/

Sabe aquele aprendizado básico que todo mundo deveria ter. É o de noções básicas de primeiros socorros. Instrutor preparado, paciente e bastante didático. Gratidão Berg pelo precioso conteúdo.

Essa foi uma ação do Coletivo do Bem em forma de evento que contou com o apoio de marcas e profissionais liberais e que teve o valor arrecadado revertido para ações de resgate, recuperação, castração e manutenção de felinos enquanto aguardam adoção.

Contente de sediar evento tão valoroso, ver as pessoas aderindo, prestigiando e provando que em união mudamos realidades tristes.

Vivências gastronômicas são oportunidades de alegria para os veganos, muitas vezes carentes de opções na região, e de descobrimento surpreendentemente bom para os que ainda não estão em contato com o assunto e podem perceber como a migração para uma alimentação sem crueldade não trás prejuízo nenhum de prazer gastronômico, pelo contrário. Sempre na boa vibe que o Evolua proporciona que integra e harmoniza todos os presentes com bom papo e ambiente acolhedor.

Encontros especiais com boas opções de consumo, mas principalmente com enorme riqueza de conhecimentos adquiridos em um cinema a céu aberto seguida de roda de conversa produtiva e esclarecedora. Uma transição tranquila é a bem embasada.

Todos os filmes exibidos e mais alguns são acessados na VIDEOTECA CineVeg. Proponha-se a descobrir como uma existência compassiva e respeitosa para com os animais não humanos é também benéfica para o planeta e sua saúde. Há playlist dividida para filmes adequados a crianças e adultos. 

Ceder nosso espaço para ações do bem sempre nos deixa contentes. Por isso com grande alegria sediamos a abertura da terceira edição do RECUPERA SURF, campeonato organizado pelo pessoal do NA no entendimento de que o envolvimento em atividades saudáveis torna a assimilação de uma nova rotina mais suave para os adictos. 

 Mais uma edição do Evolua Skate Contest, campeonato criado para fortalecer o esporte, proporcionar  confraternização e momentos de alegria para todos os envolvidos no entendimento de que o importante mesmo é participar, dar o melhor de si e vibrar pelas conquistas e evolução dos colegas no dia e em todos os treinos e atividades que antecedem a data. 

OFICINA DE CULINÁRIA VEGANA com o chef Rodrigo Ferro do Projeto @veganismosobrerodas

Alegria dupla. Disponibilizar nosso espaço para que pessoas aprendam como é fácil, possível e nutritivo a migração para uma alimentação sem crueldade e com isso ajudar a continuidade e sustento de um projeto tão bacana como o de Rodrigo, que vem pedalando pelo Brasil oferendo seu conhecimento culinário e contando sua história de superação e melhora de sua saúde ao adotar uma postura compassiva e respeitosa para com todos os seres sencientes. Esses encontros são os presentes que o Evolua nos trás!

Após esse período tristíssimo da humanidade aos poucos as coisas começam a voltar e com grande alegria voltamos com o CineVeg no Evolua. Agradecemos a cada um que prestigiou, aos parceiros do CineVeg, à degustação da VidaVeg e nosso apoio de delicias na cozinha.

Sobre os curtas exibidos:🎥"Meatrix" é uma referência ao filme Matrix onde temos duas posturas a ter durante nossa existência: viver escolhendo não enxergar as tristezas que ocorrem e com isso se negar a assumir o papel de agente de mudanças positivas que nos compete ou escolher encarar o que está ocorrendo, não aceitar que realidades tristes são assim mesmo e buscar fazer algo a respeito.

🎥"Casa de Carne" tem a sutileza de mostrar o quanto os humanos estão condicionados a não questionar sobre os bastidores dos ingredientes que compõem o prato e que uma vez que essa verdade é confrontada poucos teriam a coragem de se manter consumindo esses seres sencientes e merecedores de consideração e respeito. E se você você que tivesse que olhar na olhar do 🐖 e enfiar a faca, faria?

Na página ATIVISMOS tem o link que leva para a videoteca onde você pode assistir aos dois. 📼

E seguimos com CIne Veg no Evolua. A edição de Julho

Mais um domingo especial de filme projetado sob as estrelas 🌃📽️🍿seguido de bate papo agradável, esclarecedor e com muitos bons aprendizados.

Nessa edição do CineVeg no Evolua foram exibidos 5 curtas metragens

🎥

- Guardiões da vida (2020)

- Povo Wajãpi, uma barreira indígena contra a mineração na amazônia (2017)

- Ka’a zar ukyze wà, os donos da floresta em perigo (2019)

- Contagem regressiva para a destruição (2021)

- Tem um monstro na minha cozinha (2021)

Ao fim a conclusão é sempre a mesma:

É urgente que cada indivíduo se perceba como o agente de mudanças positivas que todos nós somos e passemos, coletivamente, a não mais aceitar consumos onde não são pensadas formas de reduzir (ou idealmente eliminar) os impactos nocivos. Que não pode ser só sobre beleza, melhor preço ou sabor, que ao adquirir, itens ou serviços, é preciso considerar de que forma os insumos foram obtidos e que massivamente mostremos para as empresas que não há mais disposição da população em continuar conivente e dar dinheiro para quem, realiza ou paga por matanças, desmatamentos, invasão de terras e explorações diversas.

Percebemos também como é danoso o desrespeito e desconsideração pelos povos originários, que com sua sabedoria da natureza ajudariam em muito a restaurar as florestas, mas que ao invés disso vivem amedrontados com os invasores impiedosos que invadem seus espaços e fazem sofrer sua gente.

Ao final da sessão foi apresentado o projeto de lei Amazônia de Pé, que propõe que a floresta fique sob a proteção de povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores e unidades de conservação ambiental. O projeto é uma iniciativa popular e para chegar ao Congresso precisa de 1,5 milhões de assinaturas. Ficamos com folhas para apoio ao projeto no Evolua e ficaremos agradecidos por quem assinar.🌽✍️ ✊

Para quem não pôde estar presente os filmes se encontram na Videoteca CineVeg 📽️ link na Bio.